Default_Cardiovascular_system_0

Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular é essencialmente responsável por transportar oxigênio, nutrientes, hormônios e outras substâncias essenciais pelo corpo, enquanto remove resíduos metabólicos.

Coração

Este é o órgão central do sistema. Ele bombeia sangue rico em oxigênio para todo o corpo e sangue pobre em oxigênio para os pulmões para ser oxigenado novamente. O coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (superiores) e dois ventrículos (inferiores).

Vasos sanguíneos

Existem três tipos principais de vasos sanguíneos:

Artérias

Elas transportam sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo.

Veias

Elas transportam sangue pobre em oxigênio de volta para o coração.

Capilares

Estes são os vasos mais pequenos e finos, onde ocorre a troca de oxigênio e nutrientes entre o sangue e as células do corpo.

Sangue

Este fluido vital transporta oxigênio, nutrientes, hormônios, células sanguíneas e resíduos pelo corpo. O sangue é composto principalmente de plasma (a parte líquida), glóbulos vermelhos (que transportam oxigênio), glóbulos brancos (que combatem infecções) e plaquetas (que ajudam na coagulação).

Circulação

O sistema cardiovascular opera em dois circuitos principais:

Circulação Pulmonar

Corrente Pulmonar

A circulação pulmonar começa quando o sangue desoxigenado é bombeado do lado direito do coração, especificamente do ventrículo direito, através da artéria pulmonar.

Pulmões

O sangue viaja pelas artérias pulmonares até chegar aos pulmões. Dentro dos pulmões, ocorre a hematose, onde o sangue libera dióxido de carbono e absorve oxigênio dos alvéolos pulmonares.

Troca Gasosa

Nos alvéolos pulmonares, libera-se o dióxido de carbono dos capilares para os alvéolos, e absorve-se o oxigênio  pelos capilares a partir dos alvéolos.

Retorno ao Coração

Transporta-se o sangue oxigenado  de volta ao coração, mais especificamente ao átrio esquerdo, através das veias pulmonares.

Circulação Sistêmica

A partir do átrio esquerdo, o sangue oxigenado é bombeado para o ventrículo esquerdo e, em seguida, é distribuído para o resto do corpo através da circulação sistêmica, fornecendo oxigênio e nutrientes às células e removendo dióxido de carbono e outros resíduos metabólicos.

Regulação

Regula-se a circulação pulmonar pelo sistema nervoso autônomo e por substâncias químicas como hormônios. Por exemplo, durante a hiperventilação, os pulmões podem eliminar dióxido de carbono em excesso para compensar um desequilíbrio no pH do sangue.

Circulação Sistêmica

Distribuição do Sangue Oxigenado

A circulação sistêmica começa quando bombeia-se o sangue oxigenado  do ventrículo esquerdo do coração para a principal artéria do corpo, a aorta.

Arteríolas e Capilares

A partir da aorta, o sangue viaja através das artérias de grande, médio e pequeno calibre, eventualmente chegando às arteríolas e depois aos capilares.

Troca de Nutrientes e Gases

Nos capilares, ocorre a troca de nutrientes, oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e as células do corpo. Libera-se o oxigênio e os nutrientes  dos capilares para as células, enquanto o dióxido de carbono e outros resíduos absorve-se pelo sangue.

Veias

O sangue desoxigenado, rico em dióxido de carbono e resíduos metabólicos, coleta-se pelos capilares e gradualmente converge para formar veias de pequeno, médio e grande calibre.

Ciclo Cardíaco

O sangue desoxigenado é então bombeado do átrio direito para o ventrículo direito do coração. A partir daí, é bombeado para os pulmões através da circulação pulmonar para ser oxigenado novamente, reiniciando o ciclo.

Regulação

Regula-se a circulação sistêmica pelo sistema nervoso autônomo e por hormônios. Por exemplo, durante o exercício, o sistema nervoso simpático pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial para fornecer mais oxigênio e nutrientes aos músculos em atividade.

Controle

Sistema Nervoso Autônomo (SNA)

O SNA desempenha um papel fundamental no controle do sistema cardiovascular. Ele divide-se em duas partes principais: o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático.

– Sistema Nervoso Simpático

Quando ativado, o sistema nervoso simpático prepara o corpo para ação. Ele aumenta a frequência cardíaca, a força de contração do coração e a pressão arterial, redirecionando o fluxo sanguíneo para os músculos e órgãos essenciais durante situações de estresse ou atividade física.

– Sistema Nervoso Parassimpático

Em contraste, o sistema nervoso parassimpático atua para diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, promovendo a relaxamento e a conservação de energia. Ele é mais ativo durante períodos de descanso e relaxamento.

Hormônios

Vários hormônios também desempenham um papel importante no controle do sistema cardiovascular.

– Adrenalina e Noradrenalina

Libera-se esses hormônios  pela glândula adrenal em resposta ao estresse ou à excitação. Eles aumentam a frequência cardíaca e a força de contração do coração, bem como a pressão arterial, preparando o corpo para ação.

– Aldosterona

Produzida pelas glândulas supra-renais, a aldosterona regula os níveis de sódio e potássio no corpo, o que afeta a pressão arterial e o volume sanguíneo.

– Antidiurético Hormônio (ADH)

O ADH, também conhecido como vasopressina, produz-se pela glândula pituitária posterior e atua para aumentar a reabsorção de água pelos rins, o que ajuda a aumentar o volume sanguíneo e, consequentemente, a pressão arterial.

Barorreceptores

O corpo possui sensores chamados barorreceptores localizados nos vasos sanguíneos e no coração. Eles detectam mudanças na pressão arterial e enviam sinais ao cérebro para regular a atividade do coração e dos vasos sanguíneos, ajudando a manter a pressão arterial dentro de limites normais.

Quimiorreceptores

Além dos barorreceptores, existem também quimiorreceptores localizados nos vasos sanguíneos e no cérebro que detectam mudanças nos níveis de oxigênio, dióxido de carbono e pH no sangue. Eles desempenham um papel na regulação da frequência respiratória e da pressão arterial em resposta às necessidades metabólicas do corpo.

 Reflexos Cardiovasculares

Vários reflexos automáticos ajudam a regular o sistema cardiovascular. Por exemplo, o reflexo da pressão arterial barorreflexo é uma resposta automática do corpo para manter a pressão arterial dentro de limites normais.

Esses sistemas e mecanismos para regular o sistema cardiovascular trabalham-se em conjunto, garantindo-se que a pressão arterial, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo sejam mantenham-se dentro de níveis adequados para atender às necessidades metabólicas do corpo em diferentes situações.

Tags: No tags

Add a Comment