Trovadorismo

O trovadorismo foi um movimento literário e cultural que teve lugar na Europa Ocidental durante a Idade Média, especialmente nos séculos XII e XIII. Concentrando-se principalmente na região da Provença, no sul da França, e posteriormente se espalhando por outras partes da Europa, como Portugal, Espanha e Itália.

Características

O trovadorismo foi um movimento literário e cultural que teve origem na Idade Média, principalmente na região da Provença, no sul da França, e que se estendeu por boa parte da Europa durante os séculos XI ao XIV. Aqui estão algumas das características do trovadorismo:

Origem na Provença

O trovadorismo teve suas origens na região da Provença, no sul da França, onde os trovadores (poetas-compositores) criavam e apresentavam suas obras na corte dos nobres e senhores feudais.

Poesia e Música

Uma das características mais marcantes do trovadorismo é a combinação de poesia e música. Os trovadores não apenas escreviam poemas, mas também os musicavam e os apresentavam acompanhados de instrumentos musicais, como a lira e a viela.

Tema do Amor Cortês

O amor cortês foi um tema recorrente na poesia trovadoresca. Os trovadores frequentemente escreviam sobre o amor idealizado e platônico, frequentemente não correspondido, entre um cavaleiro e uma dama da nobreza.

Sublimação do Amor

O amor na poesia trovadoresca era frequentemente sublimado e idealizado, retratado como uma força poderosa e transcendente que podia elevar o espírito humano e inspirar feitos heroicos.

Formas Poéticas

O trovadorismo apresentava uma variedade de formas poéticas, incluindo o sirventês (poema satírico ou crítico), a tenção (diálogo poético entre trovadores) e a cantiga (poema lírico).

Língua de Oïl e Língua d’Oc

Os trovadores compunham suas obras em duas línguas principais: a língua de Oïl (norte da França) e a língua d’Oc (sul da França). Cada região tinha suas próprias tradições e estilos poéticos.

Nobreza e Cortesia

O trovadorismo estava intimamente ligado à cultura e à sociedade da nobreza feudal. Os trovadores eram frequentemente patronizados por senhores feudais e nobres, e suas obras eram apresentadas nas cortes e castelos.

Preservação da Tradição Oral

Devido à natureza da sua apresentação musical e à falta de meios de impressão em massa, muitas das obras trovadorescas foram transmitidas oralmente e preservadas através da tradição oral.

Influência Cultural e Literária

  • O trovadorismo exerceu uma grande influência na literatura e na cultura europeia medieval, contribuindo para o desenvolvimento da poesia lírica e para a consolidação da cultura cortês.

O trovadorismo foi um movimento literário e cultural marcante da Idade Média, que deixou um legado duradouro na literatura e na música europeias. Suas características refletem os valores, as crenças e as aspirações da sociedade feudal da época.

ContextoOs trovadores viajavam de corte em corte, apresentando suas composições em torneios, festivais e outros eventos sociais. Acompanhavam se de suas canções instrumentos musicais, como a harpa, a lira e o alaúde.No contexto da literatura portuguesa, marca-se o trovadorismo pelo surgimento das cantigas de amor, de amigo e de escárnio e maldizer. As cantigas de amor expressam os sentimentos do trovador em relação à sua dama, que normalmente é casada e/ou inalcançável, o que trás pessimismo para a cantiga. Enquanto isso, as cantigas de amigo retratam os sentimentos da mulher em relação ao amado ausente, e trazem muita comparação e envolvimento com a natureza. Já as cantigas de escárnio e maldizer são mais satíricas, criticando os costumes sociais e políticos da época.Em resumo, o trovadorismo foi um importante movimento cultural e literário da Idade Média. O que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da poesia e da música na Europa Ocidental, deixando um legado duradouro na tradição literária e artística.

Principais escritores

O trovadorismo, como movimento literário, não possui uma lista definida de escritores como em outros períodos literários posteriores, principalmente devido à natureza oral e anônima de muitas das composições trovadorescas. No entanto, há alguns trovadores notáveis cujas obras foram preservadas e são frequentemente mencionadas nos estudos sobre o trovadorismo. Aqui estão alguns dos principais trovadores:

1. Guilherme IX da Aquitânia (1071-1127):

  • Guilherme IX, também conhecido como Guilherme VIII, é frequentemente considerado um dos primeiros trovadores conhecidos.
  • Ele foi um nobre da região da Aquitânia, no sul da França, e é creditado com a composição de muitas canções de amor e poesia lírica.

2. Bernard de Ventadour (século XII):

  • Bernard de Ventadour foi um trovador da região de Limousin, na França, ativo no século XII.
  • Suas composições frequentemente abordavam temas de amor cortês e eram amplamente admiradas e imitadas por outros trovadores.

3. Bernart de Ventadorn (século XII):

  • Bernart de Ventadorn, também conhecido como Bernart de Ventadour, foi um dos mais famosos trovadores do século XII.
  • Suas canções, como “Can vei la lauzeta mover” e “Quan vei la flor”, são algumas das mais conhecidas da literatura trovadoresca.

4. Jaufre Rudel (século XII):

  • Jaufre Rudel foi um trovador da região de Aquitânia, ativo no século XII.
  • Ele é conhecido principalmente por suas composições que expressam o amor idealizado e platônico, como a “Canção de Amor de Jaufre Rudel”.

5. Marcabru (século XII):

  • Marcabru foi um trovador da região de Gasconha, no sul da França, ativo no século XII.
  • Suas composições frequentemente abordavam temas políticos, sociais e religiosos, além de temas de amor cortês.

6. Beatriz de Dia (século XII):

  • Beatriz de Dia foi uma das poucas trovadoras conhecidas da época, ativa no século XII.
  • Ela é conhecida por sua única composição sobrevivente, “A chantar m’er de so qu’ieu no volria”, que é uma das raras composições trovadorescas escritas por uma mulher.

Estes são apenas alguns exemplos dos trovadores mais conhecidos do período. É importante ressaltar que muitas das obras trovadorescas foram preservadas anonimamente ou atribuídas a “trovadores anônimos”, o que torna difícil identificar escritores individuais com precisão.

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